top of page
Buscar
Foto do escritorEquipe Ares

As 10 capacidades Físicas trabalhadas no CrossFit

Difícil resistir! O radar liga logo que a promessa de emagrecimento pinta por aí: Seja na capa da revista, no depoimento do colega ou na reportagem de TV. Acontece mesmo! Mas quando você decide praticar o CrossFit é possível que você não tenha ideia da variedade de benefícios que também vêm no pacote. Tudo bem! A gente tem e vai enumerar. Como costumamos dizer, o CrossFit é uma das poucas modalidades (se não a única) que trabalha o corpo de forma completa e equilibrada. Ou seja, todas as capacidades físicas são exploradas. Todas mesmo! Para entendermos os poderes e as características, tim-tim por tim-tim, vamos listar cada uma delas, começando por:


1 – Resistência cardiorespiratória


Recuperação rápida entre as atividades e melhora da capacidade de manter o estímulo (exercício) durante um longo período. Essas são as principais melhorias quando trabalhamos e desenvolvemos essa capacidade de forma adequada. Resultado? Sabe aquelas atividades comuns? Como uma peladinha com os amigos? Elevador estragado e dezenas de lances de escada à frente? Ou uma corrida de fim de semana? Pois é: Tudo fica muito mais fácil e prazeroso. Pode apostar!


2 – Equilíbrio


Equilíbrio é fundamental! A diminuição dessa faculdade motiva boa parte das visitas aos geriatras. Quando o corpo se encontra estável, ou seja, desprovido de oscilação ou desvio, o equilíbrio é exigido. A capacidade também é necessária nos movimentos! No CrossFit não trabalhamos fôlego e músculos apenas. Precisão e equilíbrio também são estimulados. Autocontrole, estabilidade e harmonia são amplamente exercitados. De quebra temos o fortalecimento do equilíbrio.  Uma capacidade importantíssima para o conhecimento corporal e que nos leva ao alcance dos nossos objetivos.


3 – Velocidade


“Velocitá, Velocitá”! Seu ‘Nome Não É Johnny’ mas apostamos que você já desejou isso! Com o CrossFit é possível aumentar a rapidez e excelência na execução de um movimento. Imagine percorrer a distância entre o ponto “A” e um ponto “B” no menor tempo possível? Papo de automóvel? Não! Treinamento? Sim! A performance física é melhorada no CrossFit. Tarefas são executadas com menos esforço e mais velocidade. Não quer virar The Flash? Ok! O esporte também ajuda quem se satisfaz apenas com a qualidade e a facilidade na execução de movimentos do dia a dia. No CrossFit, trabalhamos os movimentos funcionais de forma constantemente diversificada e em alta intensidade. Intensidade colocada à prova na movimentação de cargas altas, por longas distâncias, repetidas vezes e de forma veloz, potente e explosiva.


4 – Resistência Muscular

A resistência muscular é definida pela capacidade de um grupo de músculos realizar contrações repetidas ou constantes por um longo período. Ou seja, é a habilidade de aguentar cargas pesadas por mais tempo e com maior facilidade. O dinamismo do CrossFit garante uma evolução equilibrada neste aspecto. Nenhum grupo fica de fora. O trabalho constante de praticamente todos os músculos do corpo proporciona aos praticantes aptidão geral em diversas atividades. De quebra o atleta conquista um desempenho melhor em atividades comuns como: empurrar um carro, carregar um móvel por longas distâncias ou levar os filhos no colo para escola.


5 – Precisão


É através de nossa capacidade física que conseguimos executar as ações motoras diárias. Das mais simples – como andar ou pular – às mais complexas – como um Overhead Squat. Independentemente da característica do movimento o resultado sempre dependerá da precisão. À medida em que há uma melhora dessa capacidade percebemos o aumento da velocidade e da coordenação dos movimentos. Isso diminui o desgaste  para se executar determinada ação.


6 – Flexibilidade


Qual a importância da flexibilidade em uma vida saudável? Uma pessoa flexível realiza movimentos amplos de maneira segura e eficiente. Isso tem implicação direta no desempenho das outras capacidades físicas e proporciona mais realizações com menos esforço. Atividades como se esticar para alcançar um objeto, coçar as costas ou amarrar os sapatos requerem um mínimo de flexibilidade. Se esse ‘estica e puxa’ não estiver adequado (com o sedentarismo e o avançar da idade) ele implicará em limitações. E quem paga o pato? A sua qualidade de vida.


7 – Potência


É bastante comum ouvirmos falar de potência em diversos momentos. Podemos provar que a capacidade é estimulada com o CrossFit. Sabe aquele momento em que o Coach determina: –  ‘Movimento único e explosivo? Pois é! É quando exigimos o envolvimento dos componentes FORÇA e VELOCIDADE. Quanto mais rápida e energética for sua execução, mais POTENTE ela será. Ter músculos potentes faz toda a diferença em qualquer tipo de esporte e na vida. Por que não? Desenvolva suas capacidades de forma harmoniosa e equilibrada. Já está convencido?  Então, conheça ARES CrossFit. Quer mais? Temos também:


8 – Força


Uma grande parte dos seres humanos (podemos ousar dizer ‘a maioria’?) deseja ter mais eficiência nas ações. A mágica que torna isso possível é a força. Mas isso só acontece através do desenvolvimento e treinamento das capacidades físicas em conjunto. Falando em força, (habilidade que permite superar a resistência externa às custas de esforços musculares) é imensurável a quantidade de benefícios que esta habilidade pode trazer. Sem contar o prestigio de ser considerado (a) forte (mesmo sendo pequenininha ou mais magro). Ajudar o vizinho a carregar o sofá na mudança, levantar um armário pesado, carregar – de uma vez – todas as sacolas de compras de supermercado… Tudo fica mais fácil e menos cansativo!


9 – Agilidade


Você chegou até aqui e percebeu que todas as capacidades físicas podem ser “treináveis”, ou seja, podem sofrer adaptações. O aperfeiçoamento delas, por sua vez, exige treinamento e atividades constantes. No CrossfFit elas não são trabalhadas de forma isolada, a agilidade (capacidade de alterar a posição do corpo de forma eficiente), por exemplo, tem relação direta com a velocidade, potência, equilíbrio e outras. Mais uma vez fica flagrante a importância de um desenvolvimento completo, eficiente e harmonioso da máquina humana.



10 – Coordenação


Chegamos à capacidade física coordenação. Sempre que um movimento é solicitado, um grupo muscular específico reage determinando  uma certa velocidade e intensidade para completar a ação. A capacidade muscular de sincronizar essa situação foi batizada de coordenação. Sem essa faculdade motora a noção espacial e a precisão dos movimentos ficam prejudicadas. Para melhorar o rendimento, seja num esporte ou no dia a dia, é importante o trabalho completo das capacidades corporais.


Evolua, melhore, saia da zona de conforto! Atinja seus objetivos na ARES CROSSFIT! Agende uma AULA EXPERIMENTAL AGORA!

7.859 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page